VARRENDO O QUE É RUIM
Pegue uma vassoura e fale para cada um "varrer" da sua vida coisas que não agradam a Deus e que não querem mais. Neste quebra-gelo, temos a oportunidade de conhecer o coração uns dos outros para que possamos orar mais tarde; também é um período de alegria, pois sempre há alguém que "varre" de forma engraçada ou diferente!
APRENDENDO A DESCANSAR EM DEUS
Peça antecipadamente aos membros da Célula que tragam uma caixa de presente bem bonita. Isto já causa a maior expectativa.No dia da reunião, cada um estará com sua caixa de presente vazia. Então o líder pede que cada um escreva numa tira de papel aquilo que lhe é mais precioso na vida; depois de escrever, devem dobrar o papel e colocá-lo na caixa de presente.O líder então incentiva que cada um entregue a Deus, em oração, a caixa de presente com aquilo que lhe é mais precioso.
ENXERGANDO O QUE É BOM
O que você vai precisar:
a) 1 folha de papel b) 1 copo com água pela metade
1. Distribua a folha de papel com um pontinho preto no meio para cada um dos participantes e peça que olhem para a folha por uns dois minutos. Então pergunte o que viram - certamente dirão que viram o pontinho preto.
2. Recolha os papéis e dê o copo com água pela metade para cada um. Peça que olhem para o copo por uns dois minutos também. Depois pergunte se o copo está meio cheio ou meio vazio - certamente dirão que está meio vazio.
3. Depois de recolher os copos, fale sobre a necessidade de tirarmos os olhos do problema - pontinho preto - e olharmos para as soluções ao nosso redor, representado por todo o restante da folha em branco, deixando de ser negativista: o copo meio vazio, e passando a ser mais otimista: representado pelo copo meio cheio.Devemos levá-los a crer e a confiar em Deus, ainda que as circunstâncias sejam difíceis.
OLHANDO PARA SI PRÓPRIO
1. Pegue uma caixa de sapato e coloque um espelho dentro dele, sem que os participantes percebam.2. Peça que cada um se levante, vá até a caixa e diga o que está vendo, o que consegue visualizar ao olhar para si mesmo. É um momento muito propício para que cada um abra o coração. É a oportunidade de se falar sobre identidade. Quem é você?
2 AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
O que você vai precisar:
a) papel em branco b) caneta ou lápis
1. Peça que cada um escreva seu nome e de um animal que gostaria de ver o irmão da sua direita imitar. Diga que a imitação é obrigatória.2. Depois de receber a folha preenchida, o líder informa que não é o irmão da direita quem vai fazer a imitação solicitada e sim ele próprio.O mais interessante neste tipo de quebra-gelo é que cada um pede uma imitação bem difícil ou que coloque o irmão em uma situação difícil, mas no final quem fica em uma situação difícil é aquele que pediu.O líder aproveita a oportunidade para enfatizar que não devemos desejar o mal aos outros nem fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco.
RÓTULOS DO MUNDO
1. Escreva, em tiras de papel, qualidades ruins: sem graça, feio, preguiçoso, por exemplo, e leve pronto para a Célula.2. Peça que os participantes fechem os olhos. A seguir, cole na testa deles uma qualidade ruim, lembrando que devem permanecer de olhos fechados.3. Depois que você terminar, peça que abram os olhos e não digam ao outro o que está escrito na testa. Instrua-osa conversarem conforme o que está escrito na testa do outro, mas sem dizer o que é.4. Pergunte-lhes o que acha que está carregando na testa; em seguida, peça-lhes para tirar o papel da testa e ler.5. Explique que é assim que o ser humano age: coloca rótulos na nossa “testa”, mas Deus nos olha com um olhar de amor, olha para o nosso coração e nos ama. Devemos fazer o mesmo, olhar para as pessoas com amor.Enfatize que essas qualidades ruins são mentiras do diabo. Você também pode escrever as qualidades boas, como por exemplo: ex- burra: inteligente; ex- inútil: capaz etc.
INDIFERENÇA 1. Distribua uma folha de papel e uma caixa de giz de cera para cada participante.2. Peça que façam um desenho: escolha o tema e atribua o tempo de quinze minutos. Todos irão desenhar o melhor que puderem. Vão caprichar e tentar fazer o desenho mais perfeito da face da terra, superando o do colega.3. Ao final do tempo estipulado, simplesmente mande cada um amassar e jogar fora a sua obra-prima.OBSERVAÇÃO: Você poderá ser massacrado, pois todos vão ficar atônitos, incapazes de aceitar o fato de terem dese desfazer de algo no qual colocaram todo o seu empenho.
Mas não é assim que fazemos quando não damos a atenção devida ao cliente? Aos colegas? Aos nossos filhos,quando tentam nos mostrar algo e ficamos impassíveis? Como podemos cobrar algo que nós mesmos não demos?
A PALAVRA-CHAVE
DESTINATÁRIOS: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.MATERIAL: oito cartões por equipe, cada um contendo uma palavra: amizade, liberdade, diálogo, justiça, verdade,companheirismo, bravura, ideal etc. Os cartões são colocados em um envelope.DESENVOLVIMENTO: O animador organiza as equipes, entrega o material e explica a maneira de executar adinâmica:1. As pessoas retiram um dos cartões do envelope; cada qual fala sobre o significado que atribui à palavra.2. A seguir, a equipe escolhe uma das palavras e prepara uma frase alusiva.3. No plenário, começa-se pela apresentação de cada equipe, dizendo o nome dos integrantes e, em seguida, a frase alusiva à palavra escolhida.
3 AVALIAÇÃO: Para que serviu o exercício? - Como estamos nos sentindo?
ENCONTRO DE GRUPOS PARTICIPANTES: dois grupos com não mais de 15 pessoas.MATERIAL: folhas grandes de cartolina DESCRIÇÃO: o coordenador forma dois subgrupos. Cada um deverá responder, numa das folhas de cartolina:1. Como nosso grupo vê o outro grupo?2. Como nosso grupo pensa que é visto pelo outro grupo?3. Após um período, reúne-se todo o grupo e o representante de cada subgrupo deverá expor sua conclusão.Novamente os subgrupos se reúnem para preparar uma resposta ao outro subgrupo. Meia hora depois, forma-se o grande grupo para apresentar as defesas, podendo haver discussão.
DINÂMICA DO ROLO DE BARBANTE OBJETIVO: Esta dinâmica pode ser feita visando atingir as necessidades de cada grupo; o coordenador define o melhor objetivo para eles.MATERIAL: Um rolo de barbante DESENVOLVIMENTO:1. Coloque os participantes organizados em círculo: sentados ou em pé;2. O primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém que escolher e deve dizer o porquê da sua escolha. Antes, o coordenador estipula o critério a ser obedecido: você deve jogar o rolo para alguém de quem gosta mais, a quem gostaria de conhecer melhor, a quem admira, a quem gostaria de dizer algo,para alguém que tem determinada qualidade etc. e justifique o porquê. A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma grande "teia”.
Esta dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como Natal e Ano Novo. Ex: cada pessoa que joga o rolo de barbante faz um agradecimento e externa um desejo. Pode ser utilizado também o modelo da Dinâmica do Presente .
AJUDA MÚTUA
OBJETIVO: estimular o trabalho em equipe.MATERIAIS: Uma bandeja contendo balas de acordo com o número de participantes.PROCEDIMENTO:1. Formando um círculo, diga aos participantes: 'Vocês terão de chupar a bala sem usar as mãos.Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso; é interessante colocar a bandeja no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tentam desembrulhá-la na boca.2. Espera-se que eles se ajudem: um participante pega a bala com as mãos, desembrulha e coloca na boca do outro. Muito divertida esta dinâmica!
A LÍNGUA DOS SINAIS
Escreva as frases abaixo em tiras de papel. Peça a alguns participantes que escolham uma tira e, por meio d egestos, "digam" o que está escrito no papel. Após cada apresentação, o grupo tenta adivinhar o que foi "dito" :
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a) Cai fora!b) Eu te amo.c) Você poderia me ajudar, por favor?d) Eu não estou entendendo.e) Por que você fez isto?f) Eu não acredito.g) Não foi culpa minha.h) Que chulé você tem!i) Estou com medo.j) Não pegue isto.l)Vai me deixar só?m) Chame a polícia.Incremente o exercício fazendo com que os participantes dialoguem por meio de gestos. Podem usar essas frases ou criar outras
A PROVA DAS MOEDAS
Forme duplas e disponha todos em um círculo. O objetivo é simples – levar duas moedas e jogá-las num cesto localizado no centro da sala. Só que as moedas devem estar nas pálpebras de um dos participantes da dupla: uma em cada olho. Quem não está com as moedas deve guiar o companheiro (a) até o centro orientando-o somente com palavras. Antes de partir??????????, devem dar uma volta de 360 º. Se as moedas caírem, a dupla deve começar tudo de novo.
A DINÂMICA DO BALÃO
Forme duplas, 1 e 2, e dê um balão para cada par. Ao seu sinal, o número 1 começa a encher o balão. Dê uns 5 segundos e em seguida chame o número 2; este recebe o balão do companheiro e continua a encher. Então, chame o 1 de novo e assim por diante. O propósito é estourar o balão antes que o companheiro o faça. Ah, eles tem de ficar a dois palmos de distância um do outro.
CESTA DE VERSÍCULOS
Prepare uma sacola com vários objetos que serão sorteados. Cada participante deve pegar um dos objetos da sacola e lembrar um versículo da Bíblia que tenha a palavra ou se refira àquele objeto.Do que eles estão falando?Separe dois membros do grupo - peça que escolham um objeto na sala. Eles terão de conversar na frente dos outros sobre esse objeto, sem dizer o nome, até que todos o descubram.
EU NÃO SABIA...
Um dos objetivos das Células é o de fazer com que os seus membros se conheçam mais e melhor. Nesse sentido,vai aí, uma boa pergunta: “Qual é o fato a seu respeito que a maioria dos membros da Célula provavelmente não saiba?”
FAÇA O QUE EU FAÇO
Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos etc. O segundo repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma - imita um carneiro, por exemplo. O terceiro deve repetir o que o primeiro.
e o segundo fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do último, terá de lembrar tudo e ainda acrescentar o seu.
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GOLPE DE VISTA
Coloque dentro de um vidro transparente certo número de grãos de arroz, de feijão ou de qualquer tipo de semente.Conte antes, saiba exatamente quantos são. Passe o vidro às mãos de cada participante, pedindo-lhes que digam quantas sementes estão ali dentro. Vá anotando o resultado de cada um. No final, aquele que chegar mais próximo será o ganhador. Leve bombons, bis ou algum prêmio “simples” para dar ao vencedor.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Imagine que daqui a um mês, todos os livros do mundo, tanto impressos quanto eletrônico fossem destruído.Imagine que sua Célula é a responsável por preservar a Bíblia para as próximas gerações. O que vocês fariam?
MÍMICA
Faça uma mímica que mostre como foi o dia de hoje pra você!
NOME E QUALIDADE
Cada membro da Célula fala seu nome acrescido de uma qualidade que comece com a primeira letra do nome. Ex:o primeiro diz Pedro Perseverante. O segundo diz Lucia Linda etc. O último terá de dizer o nome de todos e de suas respectivas qualidades.O QUE VOCÊ SALVARIA?
Suponha que sua casa pegasse fogo e você pudesse salvar apenas o que conseguisse carregar de uma única vez:isso é uma imaginação, portanto, vidas humanas não contam aqui. O que salvaria?
PASSANDO O CHAPÉU
Divida a Célula em 2 grupos formando uma fila. Dê então um boné ou chapéu para a primeira pessoa da fila. A brincadeira é fazer o boné chegar ao último, passando de cabeça em cabeça sem usar as mãos, braços ou pernas.
PLATAFORMA DE GOVERNO
Se você fosse candidato a Presidente da República, qual seria o seu programa de governo? O que você faria para mudar o Brasil?
PROVA DE DITADO
Divide-se o grupo em duas equipes, colocando-os um de frente ao outro. O chefe do grupo 1 diz um provérbio.Antes que ele possa contar até 10, o grupo 2, no caso, o adversário, deve citar outro provérbio. Sempre que um grupo falhar perde um membro para o outro grupo. Não vale repetir os provérbios. O jogo termina quando os jogadores estiverem todos num grupo ou quando ninguém souber um novo provérbio. Neste caso, ganha o grupo que apresentar maior número de participantes.
PROVA DE EQUILÍBRIO
Divida o grupo em duplas - em seguida faça a dupla sentar-se no chão, de costas um para o outro, com os braços entrelaçados e pés para frente. Cada dupla deve levantar-se o mais rápido possível... Se puder, é claro.
QUAL O MELHOR CAMINHO
Se você tivesse que ir a uma viagem de férias e tivesse que escolher entre dois caminhos, qual seria sua opção:
1. O mais curto ou o mais seguro?2. O mais interessante (bela paisagem)?3. O mais rápido? (nem sempre o mais curto é o mais rápido)4. A estrada bem asfaltada, porém deserta?5. Ou com buracos, mas margeada de postos, restaurantes e hotéis?
Que desenho é este?Cada participante fará um desenho com o dedo nas costas da pessoa à sua frente.Você terá de adivinhar que desenho foi feito em você. Somente sairá da brincadeira quem acertar o desenho
QUEM MAIS FEZ ISSO?
Prepare 10 fichas (moedas) para cada participante. Cada um deles dirá algo que fez na vida e imagina que ninguém do grupo tenha feito antes. Se alguém mais do grupo tiver realizado a mesma “façanha” pode colocar sua ficha na mesa. O vencedor é aquele que ficar sem nenhuma ficha na mão
TEIA DE GENTE
Como estamos no início de novas Células, poderíamos repetir aquela dinâmica em que, com um rolo de barbante nas mãos, o primeiro diz o que significa a Célula para ele; em seguida, segurando a ponta do barbante nas mãos,joga o “rolo” a um outro participante que também dirá o que significa “Célula” para ele e assim por diante, até atingir todos os participantes. Formará uma “teia” interligando a todos.
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