05 julho 2012

Dinâmicas para casais

ALIANÇA ENTRE OS CONJUGES
a.)Material: Triângulo.

Dinâmica: Estabelecer a relação entre Deus-Marido-Esposa e a falta de proteção quando um dos cônjuges não esta em aliança com Deus. Quando os dois estão em aliança com Deus, quanto mais perto eles estão de Deus, mais perto estão um do outro



.Photobucket  
b.)Material: Flanela e Polidor para Aliança.

Dinâmica: Passar para cada um dos integrantes um pequeno pedaço de flanela e com um pingo de qualquer produto para polir metais ou prata. Pedir aos participantes que fiquem polindo suas alianças. No final, peça para que Ihes mostrem as flanelinhas todas sujas, escuras, pretas com a reação do polidor. Isto serve para mostrar o que uma boa ministração pode fazer nos nossos casamentos, ou seja, remover toda sujeira que muitas vezes esta emperrando a vida do casal. Se o casal não estiver usando aliança aproveitar para falar da importância do use da aliança.
 
UMA SÓ CARNE
.Photobucket  

a.)Material: Massa de modelagem (cores diferentes para cada cônjuge).

Dinâmica: Dar a cada cônjuge um pedacinho da massa de modelagem de cores diferentes. Observar o fato de serem da mesma substancia, mas com suas particularidades especiais. Orientar a mistura dos dois pedaços, pelo casal. Apos rápidos comentários sobre o resultado da junção (uma só cor; mescla; uma cor mais em evidencia etc...). Pedir para o casal que, agora,SEPAREM as massas que receberam. Verificar a impossibilidade, reafirmando o princípio estudado.
.Photobucket  
b.)Material: Dois sucos - coloridos diferentemente um do outro.

Dinâmica: 1 vermelho e outro amarelo e mostra-se depois como e impossível separá-los. Isto e o que acontece com nosso casamento, depois de juntado, não terem como separar, quando separa um leva parte do outro.

.Photobucket  
c.)Material: Dois copos de isopor (suportes para refrigerante em lata)

Dinâmica: Um dos copos deve ser cortado, formando ângulos de encaixe. Estes ângulos simbolizam as diferenças entre o casal. Na apresentação do recurso, o esposo arranca um pedacinho de seu lado do copo, representando uma tentativa de mudar a esposa. A esposa, por sua vez, fará a mesma coisa. Depois o esposo tentara unir novamente o copo, que naturalmente estará cheio de buracos. Chamar a atenção para o fato de que um casamento assim não pode reter a benção, a unção de Deus e ao mesmo tempo proporciona brechas para satanás investir em sua união. (Opcional para lição de acordo.)
Photobucket 
PAPÉIS DO ESPOSO E DA ESPOSA

a.)Material: 05 ou 06 balões azuis, 05 ou 06 balões vermelhos.

Dinâmica: Encher os balões. Explicar que cada balão representa uma das responsabilidades do casal: Balões azuis esposo e vermelhos da esposa. A esposa carregara os seus balões falando sobre cada uma de suas responsabilidades (escolher 5 ou 6 citadas na apostila oficial do MMI - Casados para Sempre, e escrever com caneta hidrocor no balão). A seguir, o esposo fala também de suas responsabilidades, e ele reclama que esta muito cansado e vai transferir o papel de intercessor para sua esposa, pois ela tem mais tempo para orar, o tempo dele e muito corrido. E após a reclamação entrega para a esposa o balão que representa o seu papel de intercessor. Reclama também que não quer ser o líder, pois a esposa esta mais tempo em casa ela tem mais possibilidade de controlar tudo, educar os filhos, etc. E assim sucessivamente ele vai entregando para a esposa todos os seus papeis (balões). Ele só fica com o papel de provedor, porque só nisto já vai todo o seu tempo, e ele tem que providenciar tudo para o bem estar material da família. E com isso ela fica muito sobrecarregada com todos os seus papeis e mais os de seu marido, ela tenta segurar todos os papeis sozinha, mas e impossível. E com isso ela acaba abandonando também os seus papeis. Deus quer que cada um cumpra o seu papel, pois Ele nos da capacidade para cumpri-los. Falar sobre a liderança da casa que muitas vezes quem assume e a mulher, e esta inversão de papéis causa danos terríveis no relacionamento do casal e nos filhos.
.Photobucket   

SEMEANDO e COLHENDO

a.)Material: Duas sacolinhas ou bornal, uma branca e uma preta.


Dinâmica: A branca significa que ali dentro as sementes são de VIDA e a preta contendo sementes de cartolina preta são de MORTE. Seguindo a lição na pagina 36 - Item 3, ir retirando as sementes de palavras, atitudes e ações na seqüência; do bornal de Deus que é VIDA e de Satanás que é MORTE. Objetivo, mostrar que nos temos o livre arbítrio de escolher de qual bornal nos queremos tirar a semente para plantar. Por isso temos que ter discernimento e sabedoria para plantarmos a semente correta, pois conforme a nossa semente  dará a nossa colheita. 
Como podemos observar , tudo que semearmos, seja bom ou ruim, bem ou mal, isto colheremos. Independente do que semeamos ontem, estamos colhendo hoje, e o que semearmos hoje, vamos colher amanhã.
O que nós temos semeado? E onde nós temos semeado?Portanto, saiba que semear é opcional, mas a colheita é obrigatória. Se semearmos nada, nada colheremos; se semearmos pouco, pouco colheremos; porém se semearmos muito, muito colheremos, em nome de Jesus
. 


.Photobucket   
A LOJA DE DEUS
b.)Material: Leitura do texto2: "Loja de Deus". 
Entrei e vi um anjo no balcão.
Maravilhado disse:
- Anjo do Senhor, o que vendes?
Respondeu-me:
- Todos os dons de Deus! -
Custa muito caro? - Não, tudo é de graça.

Contemplei a loja e vi:
• Jarros e vidros de fé,
• Pacotes de esperança,
• Caixinhas de sabedoria e salvação
Bastante acanhado, tornei coragem e pedi:
- Por favor, quero muito amor de Deus, todo perdão d' Ele, um vidro de fé, bastante felicidade e salvação para mim e toda minha família.
Então o anjo do senhor, muito atencioso, preparou-me um pequeno embrulho, pequenino, cabia na palma de minha mão.
Eu, maravilhado, mas muito desconfiado, perguntei-lhe:
É possível, tudo aqui?
O anjo respondeu-me sorrindo:
- Meu querido irmão, na loja de Deus não temos os frutos, apenas sementes...
.Photobucket   
"Autor desconhecido"


c.)Material: Leitura do texto3: "As três peneiras". Quando falarem sobre a língua.

AS TRÊS PENEIRAS
Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
O que você vai contar já passou pelas três peneiras? Três peneiras?
Sim. A primeira é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por ai mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve antes passar pela segunda peneira: a bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade, é coisa boa, devera ainda passar pela terceira peneira: a necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? E arrematou Sócrates:
Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrario, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, amigos e colegas. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
"Os sábios escondem a sabedoria, mas a boca do tolo é uma destruição. " Provérbios 10:1.

"Autor desconhecido"
.Photobucket   
d.)Material: Leitura do texto4 Sementes são: Palavras, atitudes e ações.
SEMENTES SÃO: PALAVRAS, ATITUDES E AÇÕES.

SEMENTES DO BORNAL DE DEUS
Agradável
Amor
Amoroso
Ativo
Bênçãos
Bondade/Alegria
Calmo
Carinhoso
Companheirismo
Compreensão
Confiante
Descomplicado
Descontração
Descontração
Disposto
Esperança
Estudo da Palavra
Fé em Deus
Fiel
Harmonia
Honestidade
Humildade
Organizado
Otimista
Paz
Perdão
Prestativo
Prosperidade
Simples
Simplicidade
Sinceridade
Trabalhador
Tranqüilo
Vida eterna

SEMENTES DO BORNAL DE SATANÁS
Ansioso
Arrogância
Complicado
Crítica a Palavra
Desagradável
Desarmonia
Desconfiante
Desorganizado
Desprezível
Discussão
Egoísmo
Estúpido
Falsidade
Fofoqueiro
Incredulidade em Deus
Indisposto
Individualismo
Infiel
Inútil
MaldiçÕes
Manter registro das faltas
Mentira
Morte
Nervoso
Ocioso
Ódio
Orgulho
Pessimista
Preguiçoso
Preocupação
Sem esperança
Trevas
Tristeza
Vaidoso
"Autor desconhecido"
Photobucket 
PERDÃO

a.)Material: Limonada sem açúcar: (copos) um por casal; colherinhas e açúcar.

Dinâmica: Oferecer um copo de limonada sem açúcar, um por casal, e levá-los a experimentar o suco. Comentar como esta sendo desagradável tomar aquele suco amargo. Oferecer, a seguir, o açúcar que será acrescentado a critério de cada casal dentro de sua necessidade. A analogia: Quando nos deixamos de perdoar alguém nos tornamos pessoas amargas como este 1° suco, mas quando liberamos o perdão e como o açúcar na limonada fica muito bom, a vida volta a ter um sabor diferente.

b.)Material: Folha de papel com os dizeres: "Falta de perdão causa cegueira". Isto está escrito com letras brancas e pretas que nem todos conseguem enxergar. Uma pessoa que não perdoa torna-se cega para muitas coisas na vida. Figura 5
.Photobucket   

c.)Material: Folha de papel com o desenho de um homem acorrentado. Figura 6

d.)Material: Leitura do texto7: "Cheque Devolvido".

CHEQUE DEVOLVIDO!
Era uma vez um rapaz que is muito mal na escola.
Suas notas e o seu comportamento eram uma decepção para seus pais que, como bons pais, sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo: "Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos, e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, dar-lhe-ei então um carro de presente".
Por causa da promessa do pai, o rapaz mudou da água para o vinho, pois o sonho dele era ter seu próprio carro.
Então o rapaz passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar.
O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação: sabia que o filho não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mal! O rapaz prosseguia os seus estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou! Fora aprovado para o curso de Medicina.
Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e passou-lhe as mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse, deixando discretamente o presente de lado.
A partir daquele dia, silencio e distancia separavam pai e filho.
O jovem se sentia traído e passou a lutar por sua independência. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava noticias a família. O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital, adquiriu tudo o que mais desejava, inclusive um carro esporte, e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão.
Ate que um dia o velho, muito triste com a situação adoeceu e não resistiu... Faleceu.
No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a Bíblia que tinha sido o ultimo presente do pai e que havia sido deixada para trás.
De volta a sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia: "Meu querido filho, sei o quanto você deseja a ter um carro. Eu prometi e aqui esta o cheque para você, escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor
A Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência". Corroído pelo remorso, o filho caiu em profundo pranto...
Como é triste a vida dos que não sabem perdoar!!! Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem pensa que lhe fez algum mal. Talvez se olhares com cuidado, verá que há também "um cheque escondido " em todas as adversidades da vida.

"Autor desconhecido"
.Photobucket   
ORANDO JUNTOS

a.)Material: Uma lanterna de duas pilhas e duas pilhas.

Dinâmica: Escreva um papel e cole na lanterna escrito "Orando Juntos", e nas pilhas coloque em uma "esposa" e na outra "marido", mostrar que aquela lanterna só funciona com DUAS pilhas. Destacar o fato de que cada pilha possui seu potencial de energia e vitalidade. Mas, para que aquela lanterna funcione (como o casamento) e necessário que as DUAS pilhas sejam colocadas na lanterna e de forma correta. Mostrar a lanterna com as pilhas mal colocadas ou com apenas uma pilha (não vai funcionar), colocar corretamente as duas pilhas e acender a lanterna.
.Photobucket  
INTIMIDADE

a.)Material: Copinho descartável para café, amendoim cru e amendoim torrado ou com cobertura colorida.

Dinâmica: Distribuir no inicio da lição, um copinho de café, com amendoim cru, deixar que os participantes experimentem, pois este amendoim cru deixa um gosto horrível na boca. Isto e para comparar a vida sexual do casal. Depois distribuir um copo grande de amendoim, amendoim especial, torrado gostoso e se possível com cobertura. Comparar a diferença entre os dois amendoins, a 1° e a vida sexual sem a presença de Deus e o outro e a vida sexual quando o casal tem um relacionamento com Deus.
.Photobucket  
ESTILO DE VIDA

a.)Material: Lamparina com querosene..

Dinâmica: Antes da utilização do recurso, esfumaçar, por fora a manga da lamparina. Acendê-la e mostrar que apesar de ter luz, por estar sujo o vidro, a expansão da luz fica comprometida. Quando nos estamos assim vivendo um estilo de vida profano a nossa luz fica comprometida. Limpar a manga da lamparina e acender novamente e mostrar a diferença, pois quando vivemos num estilo de vida Santo e nossa luz brilha muito mais.
.Photobucket   
b.)Material: Ler e explicar a folha de Papel com os dizeres: "A vizinha e meu marido".(texto14)

"A VIZINHA E MEU MARIDO"
Existia uma senhora que todos os dias olhava pela janela de sua cozinha e via, em frente, o varal de sua vizinha. Sempre quando via roupas estendidas naquele varal ficava observando e dizia:
- Nossa vizinha da frente não deve saber lavar roupas, pois seus lençóis e outras roupas estão sempre encardidas a secar no varal. Como pode alguém ser tão descuidado a este ponto? Se as roupas do varal são assim tão encardidas, imaginem como deve ser sua casa por dentro?
Aconteceu que um dia esta mesma senhora observava as roupas no varal de sua vizinha e percebeu que estavam muito limpas. Admirada comentou com seu marido.
- Ate que enfim nossa vizinha aprendeu lavar as suas roupas ou, então, não foi ela quem as lavou. Estou observando suas roupas no varal e noto que saiu todo aquele encardido.
Seu marido, delicadamente, respondeu-lhe:
Deve ser porque hoje pela manha limpei os vidros de nossa janela e você agora esta vendo melhor!
Será que isto não esta acontecendo em nossas vidas?... Será que os vidros de nossas janelas estão limpos?... Ou está tão sujo que não conseguimos enxergar e vemos as outras pessoas com defeitos causados por nossas próprias deficiências? Será que não estamos julgando os outros com o pior que temos e julgando a nós mesmos com o que temos de melhor?
Não devemos julgar ninguém. Temos que amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a nos mesmos. Esta é a fórmula que Jesus Cristo nos ensinou para melhorarmos o mundo.
"Não julgueis para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por- que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porem não reparas na trave que esta no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do ten olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão. " Mateus. 7:1-5

"Autor desconhecido"

.Photobucket   

BATALHA ESPIRITUAL

a.)Material: Mostrar as duas massas (uma branca e uma cinza) que serão agrupadas para formar o objeto final. Essas massas isoladas não poderão obter o resultado esperado. Precisarão ser unidas, amassadas, interagidas para produzirem um resultado forte e indestrutível. Mostrar o tijolinho feito com Durepox como e resistente. Bem diferente das suas massas moles que o formaram (mostrar). Aplicar o ensino.

Obs:)Material: Devido à demora (cerca de 2 horas) para um endurecimento, fazer um tijolinho antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

II cronicas 7:14-16

se meu povo, que chama pelo meu nome se humilhar,e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos maus caminhos, entao eu ouvirei do ceu, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. agora estao abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos a oracao que se fizer neste lugar. pois agora escolhi e consagrei esta casa para que nela estejam meu nome para sempre, e nela estarão fixo os meus olhos e o meu coracao perpertualmente.

Clique aqui e tenha acesso  ao Site Tony Gifs Javas
Envie esta página a um amigo!
Indique o Site!


contador de hists




desenho mulher

visitantes

graciene

graciene

Graciene e Ana Julia

chiquinho

ANA JULIA, MINHA NETA FOFA

ANA JULIA, MINHA NETA FOFA
uma estrelinha

Pesquisar este blog

Páginas